DUATts

O processo de regularização de 2 milhões de DUAT’s e delimitação de 1.200 áreas ocupadas por comunidades locais através do Projecto MozLand (Terra Segura) inicia no segundo semestre de 2021, visando fortalecer a segurança da posse da terra em 73 distritos seleccionados nas 10 províncias de Moçambique.

Este objectivo será alcançado através da aceleração da consolidação do cadastro nacional da terra e o registo de DUAT’s, incluindo a regularização sistemática da terra de modo a integrar o planeamento de base do uso da terra. Por outro lado, a melhoria do quadro legal e operacional dos serviços de administração da terra bem como o fortalecimento da capacidade institucional e das comunidades para a administração da terra concorrem para alcance do objectivo central do projecto.

Segundo Remígio Timbrine, coordenador do Projecto Mozland no FNDS, outro aspecto fundamental tem que ver com a consciencialização dos beneficiários acerca da importância dos direitos sobre a terra, em particular a nível das comunidades rurais.

Terra2

“Elaboramos uma Estratégia de Comunicação antecedida de um estudo de campo porque sabemos que é desafiante trabalhar com as comunidades locais, principalmente quando se trata de temas tão sensíveis e tão complexos como é o caso de questões ligadas à posse de terra” – disse Timbrine.

Timbrine é responsável pela gestão do projecto o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) em coordenação com o Ministério da Terra e Ambiente através da Direcção Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial (DNDT), Centro Nacional de Cartografia e Teledetecção (CENACARTA). Outros intervenientes-chave são a Direção Nacional de Organização Territorial (DNOT) do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP); o Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ); e o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) através da Direcção Nacional dos Registos e Notariado (DNRN).

DUATt

Ainda de acordo com o coordenador do projecto, esperam-se como principais benefícios do Mozland, a melhoria da eficiência e acessibilidade dos serviços de administração de terra e da capacidade das instituições na gestão de terras e os respectivos recursos naturais, assim como a redução do custo para a emissão do DUAT. Entretanto, “a longo prazo, perspectiva-se uma melhoria do ambiente para a criação de iniciativas de investimento pelos agregados familiares, comunidades ou pelo sector privado” – concluiu Timbrine.

O projecto Mozland (Terra Segura) é orçado em 100 milhões de dólares americanos e é financiado pelo Banco Mundial.

 

 

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom