Actividades e/ou encontros realizada(o)s periodicamente com diferentes intervenientes com objectivo de padronizar processos e melhorar as metodologias de estimativas de emissões resultantes do REDD+.

Unidade MRV do FNDS participa da Conferência das Partes (COP) 29 em Azerbaijão, Cidade de Baku

Decorre desde o dia 11 a 24 de Novembro do ano corrente, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), na cidade de Baku, em Azerbaijão. Esta conferência inclui a delegação moçambicana na qual integrou-se igualmente a Unidade de Monitoria, Relatório e Verificação (MRV) do FNDS. A presente conferência representa o fórum mundial mais importante para o debate das políticas climáticas e implementação de acordos internacionais como o Acordo de Paris.

A apresentação feita pela UMRV (representada pelo Especialista de MRV, Muri Soares) no Evento Paralelo com o lema: "Advances in Space Observations for Tropical Forest Monitoring" - Pavilhão da Bacia do Congo, demonstrou os avanços do sistema de monitoria anual de desmatamento desenvolvido pela Unidade de MRV, que permitiu a monitoria do programa da emissões da Zambézia e actualização do inventário de gases de efeito estufa do sector LULUCF de Moçambique, culminando com a produção dos anexos técnicos do REDD+ do Iº e IIº BURs.

A presente conferência marca a vigésima nona sessão da Conferência das Partes (COP 29), a décima nona sessão da Conferência das Partes, servindo como reunião das Partes do Protocolo de Quioto (CMP 19), e a sexta sessão do Conferência das Partes servindo como reunião das Partes do Acordo de Paris (CMA 6).

Unidade MRV, 2024.

Especialistas da Unidade MRV do FNDS participam de um Workshop organizado pela Iniciativa Global de Observação das Florestas (GFOI) na Cidade de Postdam, em Alemanha

A Unidade de Monitoria, Relatório e Verificação (MRV) do FNDS, participou de um Workshop, cujo mesmo foi organizado pela Iniciativa Global de Observação das Florestas (GFOI) do Inglês ''Global Forest Observations Initiative'' com o lema: ''Uso informado de mapas de biomassa em procedimentos de MRV''. O Workshop decorreu entre os dias 23 a 25 de Outubro, na Cidade de Postdam, Alemanha. O evento reuniu especialistas de todo o mundo para discutir a aplicação de mapas de biomassa baseados no espaço para monitorar a biomassa florestal acima do solo e os estoques de carbono.

Liderado pela omponente de P&D do GFOI organizado pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ-Potsdam) com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA), o presente workshop teve como principal objectivo sintetizar a compreensão da comunidade GFOI sobre a prontidão e o papel potencial dos mapas de biomassa nos países. Em uma das secções deste workshop, o especialista de MRV, Muri Soares, fez uma apresentação sobre as ''Experiências de Moçambique em Monitoria de Biomassa''.

Abaixo, é apresentada a das instituições das quais fizeram parte do evento:

Basque Center for Climate Change
European Space Agency ESA
FMB, Philippines
FNDS, Mozambique
Food and Agriculture Organization FAO
Gamma Remote Sensing
Global Forests Observations Initiative (GFOI) Office
Helmholtz Center Potsdam GFZ
IPCC TFI Technical Suport Unit
Norway’s International Climate and Forest Initiative NICFI
Norwegian University of Life Sciences
Purdue University and Food and Agriculture Organization FAO
SERFOR, Peru
SoloEO and Japan Aerospace Exploration Agency
Swedish University of Agricultural Sciences SLU
University of Maryland
University of Minnesota
US Geological Survey USGS
Wageningen University and Research
World Bank

Unidade de MRV e Pesquisadores Internacionais definem Novas Linhas de Pesquisa para o aprimoramento da monitoria de biomassa florestal no âmbito do REDD+, em Alemanha.

A Unidade de  MRV reuniu entre os dias 21 e 22 de Outubro, em Alemanha, com uma equipa de pesquisadores do GFZ – Centro Alemão de Pesquisas em Geociências, liderada por Daniela Requena Suarez e Natalia Málaga Durán, com vista a realizar uma série de discussões com especialistas de MRV para definir futuras linhas de pesquisa no âmbito da integração de dados de inventário florestal com mapas globais de biomassa, objectivando assim, prover informação aprimorada para implementação em procedimentos de MRV para REDD+.

Para mais detalhes, queira visitar o LinkedIn de UMRV a partir deste link.