Cerca de 600 títulos de Direitos do Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT's) foram entregues aos residentes da Localidade de Chiparane, Posto Administrativo de Dacata em Mossurizi, no âmbito do projecto Mozland (Terra Segura). De um total de 1250 mil títulos de DUAT’s previstos para aquela comunidade,
o Administrador do Distrito de Mossurizi, Fernando Samuel, procedeu com a entrega simbólica de 600 DUATs, estes que fazem parte do cumprimento da meta de 45 000 DUATs previstos para o Distrito de Mossurizi.
A cerimónia contou, também, com a participação do Director do SDAE, Ruben Socosse, do Director do SDPI, Custódio Lourenço, do ponto focal do Projecto Mozland a nível da província de Manica, Jossai Uamusse e líderes comunitários locais.
Na ocasião, o Administrador do distrito afirmou na sua intervenção, que os DUAT's que têm sido entregues no Distrito, visam minimizar os conflitos de terra a nível das comunidades, estes que graças ao projecto têm reduzido consideravelmente, e apelou a população a conservar o título de DUAT pois o documento garante segurança na posse de suas terras.
O projecto Mozland insere-se no Programa Terra Segura, implementado pelo Governo de Moçambique, com o apoio do Banco Mundial. Tem como meta, até 2024, regularizar dois milhões de DUAT’s e delimitar 1.200 áreas ocupadas pelas comunidades locais em 71 distritos selecionados em todas as províncias do País. Com estes números, MozLand vai contribuir para a meta do Programa Terra Segura que prevê a regularização de 5 milhões de DUAT’s e a delimitação de 4 mil comunidades em todo o país.
No total, o projecto deverá abranger 700,000 beneficiários com DUATs registados no Sistema de Gestão de Informação sobre Terra, dos quais 40% registados em nome de mulheres ou em regime de co-titularidade.